Página Inicial do Blog

e-commerce

Chat Marketing

Guias e recursos
Novidades

Eventos

search

A Ascensão dos Criadores de Conteúdo Digital: Uma Nova Era para Profissionais de Marketing

Gary Froniewski Avatar
Escrito por Gary Froniewski
Instagram - 12 Leitura Mínima
A Ascensão dos Criadores de Conteúdo Digital: Uma Nova Era para Profissionais de Marketing

Hoje em dia, a expressão “criação de conteúdo digital” pode significar muitas coisas. Com a democratização do conteúdo online e o surgimento de milhares (talvez milhões) de novos criadores, ela pode significar desde escrever blogs em tempo integral e produzir vídeos freelance até ajudar sua tia a mostrar suas artes no Instagram.

Além dessas tarefas fáceis de imaginar, um número crescente de novos empreendedores está tentando desenvolver e executar estratégias completas de marketing digital por conta própria. O volume crescente de pessoas engajadas na criação de conteúdo em diferentes níveis aceleraram o ritmo do progresso e levantaram muitas questões.

O que esse cenário representa para os profissionais de marketing? Que tipo de habilidades, ferramentas e estratégias são necessárias para se ter sucesso? E o que você pode aprender com os novos criadores para melhorar o trabalho de marketing?

O Que Significa Ser um Criador de Conteúdo Digital?

Em poucas palavras, um criador de conteúdo digital é uma pessoa que produz conteúdo destinado a ser consumido digitalmente ou online. O conteúdo geralmente se refere a textos escritos (também chamados de copy), imagens e vídeos, mas também pode significar áudio, como músicas e podcasts.

Desde o surgimento das redes sociais, a definição de criador de conteúdo digital passou por algumas mudanças e hoje é bastante ampla. Já se foi o tempo em que era necessário equipamento profissional e um estúdio para filmar vídeos; tudo o que você precisa é de um celular e uma ring light para dar vida ao seu conteúdo.

À medida que a acessibilidade da criação de conteúdo se expandiu, permitindo que cada vez mais pessoas criassem em nível profissional, o conteúdo digital se tornou tanto um produto quanto um recurso democratizado, levando cada vez mais pessoas a criarem conteúdo para ganhar dinheiro.

A Ascensão dos Criadores de Conteúdo Digital: Uma Nova Era para Profissionais de Marketing

O Verdadeiro Papel de um Criador de Conteúdo Digital

O verdadeiro papel de um criador de conteúdo ainda é algo complexo. Claro, significa criar ideias, produzir e — muitas vezes — distribuir conteúdos, mas para os profissionais de marketing também significa conectar ideias, conectar-se com o público e transmitir os valores de uma marca de maneira que realmente impacte as pessoas.

Claro, falar é fácil, fazer é que são elas. E no fim, tudo remonta ao objetivo atemporal do marketing: atingir a pessoa certa com a mensagem certa no momento certo.

Para cumprir essa missão, os criadores de conteúdo digital passaram a ter muita responsabilidade (para o bem ou para o mal). A seguir listamos algumas das principais responsabilidades que um criador de conteúdo digital pode ter:

Criação de Conteúdo: criar ideias de conteúdo em torno de marcos importantes, eventos, produtos e notícias relevantes é geralmente a prioridade número um para um criador de conteúdo digital.

Produção de Conteúdo: seja produzindo textos para a web, criando posts ou fazendo ilustrações, é aqui que acontece a criação real no que diz respeito aos criadores de conteúdo.

Estratégia de Distribuição de Conteúdo: não basta criar conteúdo e postar (queremos alcançar as pessoas certas com a mensagem certa no momento certo, lembra?). Em vez disso, os criadores de conteúdo precisam desenvolver estratégias de distribuição que aproveitem ao máximo as peças que produzem para aumentar a eficiência e contar uma história envolvente da marca.

Por exemplo, um blog escrito para um site pode ser transformado em uma série de e-mails, a transcrição do blog pode ser gravada para o YouTube, enquanto números e gráficos importantes podem ser reaproveitados nas redes sociais.

Funções Editoriais: se você está postando o conteúdo, provavelmente também está editando esse conteúdo depois que ele é publicado. Isso pode incluir o ajuste de pequenos detalhes, correção de erros de digitação e a postagem de conteúdo de apoio quando necessário. Também significa planejar conteúdo futuro e participar (ou liderar) na manutenção do calendário de conteúdo.

Como você pode ver, o papel de um criador de conteúdo digital pode ser multifacetado, especialmente para quem atua em diferentes tipos de conteúdo e canais. No entanto, há uma base comum, que são o público e a história.

Como mencionamos previamente, não basta escrever um post para o blog e encerrar o dia. Esse post precisa estar contextualizado dentro da estratégia geral de marketing do negócio e, acima de tudo, precisa se encaixar na história que esse negócio está tentando contar. A história que você está tentando contar é informada principalmente pelos valores da marca e — sim, você acertou — pelo público.

Desde o básico, como qual problema o negócio está tentando resolver e os benefícios do produto ou serviço digital, até a pessoa que você está tentando alcançar são uma parte essencial do trabalho de um criador de conteúdo, que precisa ajudar a conectar esses pontos para formar uma imagem completa de marketing.

What Skills Are Essential for Content Creation?

Quais Habilidades São Essenciais para a Criação de Conteúdo?

Assim como existem muitas responsabilidades que vêm com o trabalho de criação de conteúdo, há também uma série de habilidades cada vez mais necessárias para o sucesso. Vamos falar sobre algumas delas, começando pelo básico (e algumas que podem te surpreender):

Escrita e Edição: escrever e revisar (e/ou editar) são algumas das habilidades mais importantes — se não as mais importantes — para um criador de conteúdo. A menos que sua única responsabilidade seja, digamos, o design gráfico, provavelmente você terá palavras a escrever, especialmente se você deseja expandir seu negócio como um criador de conteúdo digital.

Design Gráfico: como criador de conteúdo, talvez você tenha que desenvolver maquetes, criar ativos para postagens sociais, infográficos ou outros conteúdos visuais que complementem a parte escrita. Dependendo da situação, você pode ter suporte nessa área, mas o ideal é você saber o básico sobre edição de fotos e design gráfico para criar marcadores adequados. Isso não só aumenta a eficiência do trabalho, como torna você mais comercializável.

Edição de Vídeo: mais uma vez, pode ser que você nem tenha que se preocupar com essa parte, mas saber o básico sobre edição de vídeos é mais uma daquelas habilidades que podem diferenciá-lo de outros criadores. Talvez você tenha que converter um post de blog em um roteiro de vídeo ou criar vídeos curtos para as redes sociais.

Gestão de Redes Sociais: falando em redes sociais, um conhecimento prático das diversas plataformas — como TikTok, Instagram, YouTube, Snapchat, etc. — e como elas desempenham em termos de distribuição de conteúdo e gestão de comunidade é fundamental.

As redes sociais tendem a ser agrupadas com a criação de conteúdo em geral, e isso não é uma coincidência. Na maioria das vezes, as redes sociais são um canal chave para promover o conteúdo de marketing, e muitos criadores de conteúdo digital começam a ganhar a vida em plataformas como o Instagram antes de crescerem e migrarem para outros. E não, para ser um criador de conteúdo de sucesso você não precisa se tornar um influenciador de redes sociais (só se você quiser).

A Ascensão dos Criadores de Conteúdo Digital: Uma Nova Era para Profissionais de Marketing

O Que Mais Devo Saber Fazer?

Além dessas quatro habilidades principais, há outras que os criadores de sucesso tendem a adquirir com o tempo. Pois é, os criadores de conteúdo tendem a usar muitos chapéus. Aqui estão mais alguns que você pode quere considerar:

Análise e Relatórios: outro aspecto importante da criação de conteúdo é a análise de resultados. Dependendo de onde e como você está produzindo conteúdo, pode ser solicitado que você relate métricas como alcance, engajamento e cliques ou visualizações.

Entender a diferença entre uma métrica que só vai inflar o seu ego, como visualizações de três segundos, e um KPI que impulsiona resultados, como cliques em uma página de destino, é essencial. Resumindo: o primeiro fica ótimo em um slide e o outro impacta o resultado final.

Colaboração Multifuncional: o conteúdo raramente é criado de forma isolada. Talvez você tenha que colaborar com outros colegas para para produzir conteúdo ou receber feedback de stakeholders para informar suas ideias. Estar pronto e disposto a trabalhar com os outros (e não levar feedback construtivo para o lado pessoal) é uma habilidade fundamental.

Gestão de Projetos: para o bem ou para o mal, como criador de conteúdo digital, às vezes você também precisa ser a pessoa que conecta os pontos. Você tem uma visão tática do quê, quando e como, então use isso a seu favor para entregar conteúdo com precisão e dentro do prazo.

Otimização para Mecanismos de Busca (o tal do SEO): não importa se você está no comando das alavancas no back-end, ter um conhecimento prático das melhores práticas de SEO para inserir links de forma efetiva no conteúdo, focar em frases-chave de busca e responder às perguntas certas é essencial.

Isso serve para gerar melhores resultados a curto prazo para a peça em que você está trabalhando e também informar melhorias na sua criação de conteúdo a longo prazo. É o que chamamos de ganha-ganha.

What Are the Best Tools for Content Creation in 2024?

Quais São as Melhores Ferramentas para Criação de Conteúdo em 2024?

Agora que já analisamos as (muitas) habilidades de um criador de conteúdo de sucesso, que tal falar um pouco sobre as ferramentas? Aqui estão três plataformas populares projetadas para ajudar criadores de conteúdo em 2024:

Canva: O Canva é uma ferramenta de design gráfico online usada para criar imagens de todos os tipos. Embora você possa usar uma versão gratuita, os recursos premium fazem a diferença e podem impulsionar o seu sucesso profissional.

Um modelo de quadro de humor dentro da versão gratuita do Canva

Pixlr: Pixlr é um editor de fotos online gratuito com ferramentas assistidas por IA. Como uma alternativa ao Photoshop, ele faz tudo o que você precisa para criar logos, editar fotos e montar ativos para conteúdo digital. Também é possível ajustar fotos existentes, editar, redimensionar e adicionar elementos.

The Pixlr photo editor in action

Figma: Figma é uma plataforma de design web colaborativa e gratuita que permite levar um site do início ao fim com foco no trabalho interfuncional. Seja você alguém com conhecimento técnico ou esteja começando do zero, a Figma atenderá ao seu nível de expertise para criar um produto final bonito e funcional.

Um exemplo da ferramenta de design colaborativo da Figma

Aproveite os modelos e kits de interface de usuário (UI kits) para começar rapidamente, ou explore o Modo Dev para colaborar em tempo real com engenheiros e designers para dar vida a um site. Acabaram-se os dias de feedback atrasado dos stakeholders e de se comunicar em linguagens criativas diferentes. Com a Figma, você pode ir direto ao ponto em tempo real.

Três Dicas para Melhorar as Habilidades de Criação de Conteúdo

Seja Flexível

Leva muito tempo para desenvolver até mesmo uma habilidade, quanto mais várias. Foque primeiro no que você já domina, mas esteja sempre atento a oportunidades para ampliar seu conjunto de habilidades. Em vez de desprezar oportunidades que atualmente estão fora do seu alcance, veja-as como formas de aprender novas habilidades, melhorar as que você já possui e se tornar um criador de conteúdo mais valorizado.

Isso também pode se estender aos projetos que você busca. Quem sabe? Você pode se ver procurando contratos de edição com confiança quando até então era apenas escritor.

Pratique Suas Habilidades

Pode parecer óbvio, mas a prática é um componente importante e muitas vezes negligenciado na criação de conteúdo. Claro, você pode não estar sendo pago por tudo o que faz, mas as melhorias que vêm da prática no seu tempo livre não podem ser subestimadas.

Trabalhe em um projeto pessoal como um blog ou canal no YouTube, ajude um amigo ou parente com suas postagens nas redes sociais, ou ofereça seu tempo e habilidades como voluntário. Você melhorará na criação de conteúdo e ainda se sentirá mais realizado.

Não Leve para o Lado Pessoal

Um grande componente de ser um criador de conteúdo é receber e entregar feedback. É tentador tratar seu trabalho como precioso e talvez até ficar um pouco na defensiva quando alguém o questiona. Em vez disso, encare cada pedaço de feedback como uma oportunidade de melhoria e tente não levar o feedback construtivo para o lado pessoal.

Se você conseguir dominar essa habilidade interpessoal, será mais fácil de trabalhar, produzirá conteúdo melhor e se comunicará de forma mais eficaz.

What Are the Best Tools for Content Creation in 2024?

Juntando Tudo: Como o Domínio do Conteúdo Digital Impactará Sua Carreira como Criador?

Se você está envolvido com conteúdo de alguma forma, sabe o quão acelerada é a indústria. Ampliar seu conhecimento para criar em novos meios, postar em novas plataformas e explorar novos canais de marketing o tornará mais desejável para qualquer pessoa que precise de serviços criativos.

À primeira vista, tornar-se um criador de conteúdo digital parece simples — apenas criar conteúdo, certo? — mas os caminhos e oportunidades são tão numerosos e diversificados quanto os desafios podem ser. É por isso que defendemos a adoção de uma mentalidade de aprendizado contínuo, e usar as ferramentas, dicas e habilidades deste guia só o preparará para o sucesso a longo prazo.

Então, o que você está esperando? Vá em frente e crie!


Publicado originalmente em: Aug 23, 2024, Atualizado: Jan 16, 2025
Gary Froniewski Avatar

Gary Froniewski