Como o Crescimento de Renda edos Influenciadores Realmente Funciona

Quem é o criador online mais incrível que você pode imaginar?

Imagine essa pessoa em casa agora, o que será que ela está fazendo? Se você pensou que ela provavelmente não está em casa, mas relaxando em Bali ou dançando em Ibiza, você também deve imaginar que ela está nadando em dinheiro.

Sim, isso provavelmente é verdade..

Mas, e aquele pequeno sentimento de inveja, lá no fundo? Aquela sensação de que você também gostaria de ganhar rios de dinheiro com as suas criações? Você não está sozinho.

Todos nós já rolamos o feed infinitamente e desejamos ter o sucesso de alguém que sequer conhecemos.

A boa notícia é que isso é possível — o crescimento de renda de influenciadores não é bem um segredo, mas uma série de movimentos para otimizar as fontes de receita.

Alguém quer falar sobre como ser aquela pessoa que todo mundo admira, mas com uma pontinha de inveja? Você? Foi o que eu pensei. Vamos lá!

Mergulhando nas Fontes de Receita dos Influenciadores

Como criador ou influenciador, você provavelmente já sabe que cada plataforma tem opções para monetização de conteúdo. Depois de cumprir requisitos como número mínimo de seguidores ou de visualizações, você pode ganhar a sua fatia bolo da plataforma (como o Programa de Parcerias do YouTube ou o Fundo de Criadores do TikTok).

Mas existem várias outras formas de gerar renda online sem precisar depender apenas dagenerosidade de uma plataforma.

O crescimento de renda de influenciadores pode ser maximizado por qualquer combinação de meios adicionais:

Parcerias com marcas: à medida que você se destacar, as marcas começarão a entrar em contato com  ofertas de conteúdo patrocinado. A forma mais comum de remuneração é o envio de um produto gratuito para sua avaliação (os chamados reviews) ou pagamento direto..

Já quevocê está lendo isso, sabemos que você leva a sério a ideia de “ganhar uma grana”, então saiba que você também  pode entrar em contato com as marcas diretamente.

Acesse o Canva e personalize um modelo de Media Kit, crie um link de compartilhamento apenas para visualização e monte uma proposta de parceria bem atraente em uma ou duas frases  para chamar atenção das pessoas no LinkedIn (procure por “Gerente de Marketing de Influenciadores”, “Gerente de Mídias Sociais”, “Gerente de Parcerias de Marca” nas empresas que te interessam).

Existem também marketplaces de influenciadores que as marcas em busca de influenciadorescostumam acessar — eles cobram uma pequena taxa, e sua experiência pode variar. Alguns exemplos de plataformas para colaboração são Influencity, AspireIQ, Collabstr e Influencer.co.

Financiamento pelos fãs: o crowdfunding, também conhecido no Brasil como vaquinha, é uma forma popular entre influenciadores para a arrecadação de uma graninha extra. Nesses casos,  o mais indicado é acessar o Patreon,  plataforma líder quando o assunto é oferecer conteúdo exclusivo aos membros pagantes.

As plataformas também oferecem algumas opções, como as transmissões ao vivo. Você provavelmente já viu assinaturas mensais no Twitch ou os SuperChats do YouTube, e até mesmo os presentes ao vivo do TikTok (presentes virtuais que se acumulam em “diamantes” e podem ser convertidos em dinheiro real). Se você não está fazendo lives, mas tem um público forte, esta é uma forma interessante de renda que você pode explorar — aqui está nosso guia completo sobre como começar.

Marketing de afiliados: se você já divulga produtos, mas sem ganhar comissão, precisa mudar isso. Assim como a maioria dos influenciadores, você também pode obter comissões por vendas geradas através de links de afiliados.

Dependendo da empresa, o pagamento é feito por lead ou  clique. De qualquer forma, é melhor do que deixar dinheiro na mesa. Aqui está um guia rápido sobre marketing de afiliados para você.

Venda de produtos: olha, não estamos em 2017 e você não precisa se juntar a algum culto estranho de dropshipping, nem ouvir a série de podcasts de 28 horas de algum cara sobre isso. Mas, se você cria conteúdo que leva as pessoas a desejarem produtos como camisetas ou bolsas, vale a pena dar uma olhada no que está sendo feito por aí. Como esse cara aqui.

Você pode deixar que outras empresas cuidem de tudo do início ao fim via print-on-demand (elas ficam com um comissão significativa), ou fazer um investimento e produzir os produtos em massa, para depois enviá-los aos compradores (você ganhará muito mais dinheiro dessa forma, mas dá muito mais trabalho).

Se você optar por receber os produtos para depois enviar, escolha sempre uma empresa local — pense na dificuldade de contatar uma empresa no exterior para pedir ajuda caso algo dê errado. Mas se for ali na esquina e te mandarem bodies de bebê em vez de camisetas para adulto tamanho XG, você pode ir pessoalmente para resolver.

Newsletters: sabemos que isso não é nada glamuroso, mas imagine soltar uma piada sem noção  em uma plataforma e ser banido. Se você tiver montado uma lista de e-mails paralelamente, nem tudo estará perdido.

Pode ser uma newsletter gratuita apoiada por marcas que aparecem em anúncios no e-mail, ou sem anúncios para assinantes e apoiadores pagantes. O conteúdo deve fazer estar alinhado à sua marca pessoal e pode funcionar como um “making off” do seu processo. Seja criativo, mas comece logo, porque se der ruim, essa é uma forma certeira de backup com um público que você já está totalmente fidelizado.

Independente da direção que você escolher, a única coisa que todo influenciador bem-sucedido (ou qualquer pessoa rica, aliás) sabe é que a diversificação de renda é fundamental. Qualquer uma dessas fontes pode secar de uma hora para outra, bem como explodir do nada e dominar todo o seu tempo. Como criador de conteúdo, o ideal é ter pelo menos três fontes de renda diferentes e fazer uma revisão periódica para garantir a entrada de dinheiro.

Como Saber se Sua Marca Está Pronta para Ganhar Mais Dinheiro

Você pode já ter uma marca pessoal forte, mas isso não significa que ela seja comercializável. Assim como um grande número de  seguidores, nem sempre se traduz em dinheiro, mesmo quando você seguindo à risca as nossas dicas.

Bem, o que será que  todos os influenciadores têm em comum para torná-los comercializáveis e atraentes para os patrocinadores? A resposta é: nicho, notoriedade e nuance.

Nicho: quanto mais específica for sua marca pessoal, mais memorável e mais comercializável ela será. Imagine que você tem um orçamento de mídia e está sentado na sua mesa rolando o Instagram para encontrar seu próximo parceiro. E vamos imaginar também que você trabalha para uma marca de hotéis de luxo. Não seria melhor dar dinheiro para alguém cuja marca está 100% ligada a  viagens de luxo, em vez de alguém que faz todo tipo  de viagem? Claro que sim — mais retorno para o seu investimento.

Mesmo que você já tenha um nicho, considere estreitá-lo ainda mais. Se você faz comédia, por exemplo, não seria interessante postar mais frequentemente suas piadas sobre algum aspecto cultural e atrair patrocinadores de bebidas alcoólicas? Se o seu público são os fãs de tricô, pode estar na hora de ganhar espaço com peças diferentonas  e  chamar a atenção de patrocinadores que valorizam o trabalho manual.

Notoriedade: quão engajado é o seu público? Séra que você está recebendo compartilhamentos e comentários suficientes? A autenticidade é uma característica extremamente importante hoje em dia para ganhar confiança, que aumenta o engajamento. Que traz notoriedade. Que leva ao aumento da sua renda.

A autenticidade se apresenta de formas  diferentes, dependendo do seu nicho de atuaçaõ. Se você trabalha comimóveis, talvez seja melhor falar sobre os seus negócios mais recentes do que fazer uma dancinha no TikTok. Isso incentiva a confiança do seu público, o que cria potencial de patrocínio relevante.

Nuance: a nuance daquilo  que você posta é tudo — seu conteúdo tem qualidade suficiente para atrair novos públicos todos os dias? Se você não está melhorando constantemente as suas práticas de conteúdo com foco naqualidade, sua comercialização também ficará empacada.

Como Manter o Dinheiro Entrando

Como garantir o ritmo de crescimento agora que você já conhece as fontes de renda mais comuns dos influenciadores e aprendeu a importância de se concentrar em nicho, notoriedade e nuance para ser comercializável? ?

Pitching: torne-se o maior especialista da marca pessoal. Aquele Media Kit que mencionamos há pouco? Aquela proposta de parceria de duas frases? Não é apenas um projeto rápido; é algo que deve ser atualizado e ajustado ao longo do tempo.

Encare a sua marca pessoal como uma startup — não precisa usar  a linguagem deles, mas pesquise como eles criam apresentações  e elaboram a linguagem promocional. Inspire-se neles.

Networking: não importa o seu tamanho, você nunca é grande demais para ir a um evento de networking. Se as pessoas surtam com a sua presença, tente algo novo e vá a eventos de networking de negócios. Você não está lá para ganhar novos seguidores, está participando para garantir novas parcerias. Dinheiro de patrocínio não cresce em árvore — influenciadores bem-sucedidos tiveram que apertar centenas de mãos para conseguir que uma rendesse resultados (menos aquele influenciador que tem ‘paitrocínio’).

Colaboração: uma das formas mais rápidas de amplificar sua marca pessoal é por meio de outra marca já estabelecida — é por isso que todos os maiores criadores fazem colaborações. Para isso, é importante identificar  outros influenciadores, construir um relacionamento ao longo do tempo, enviar uma mensagem personalizada delineando uma proposta que beneficie a  ambos, acordar os termos do tipo de conteúdo e cronograma de postagem (e como será a compensação), executar o conteúdo e avaliar o seu sucesso.

Aqui está um vídeo rápido sobre colaboração:

Estamos falando de um truque de aumento  de renda para influenciadores que muitos deixam de lado  por causa do nível de esforço que exige, mas que pode abrir muitas novas portas ao longo dos anos.

Aprendizado: quando você tem sucesso na criação de conteúdo, é fácil ter a impressão de que você inventou a roda. Como se você tivesse criado um reino mágico que ninguém mais poderia entender porque foi você que o construiu, tijolo por tijolo, nas redes sociais. O segredo do seu sucesso foi trabalho duro. Mas para garantir sucesso de longo prazo, é importante manter a curiosidade aguçada, assim como você fazia lá no começo.

Você pode fazer isso através de educação estruturada (um curso no Coursera sobre marketing de nível superior, edição de vídeo, psicologia do consumo ou vendas B2B), ou reservando 15 minutos todos os dias para um novo vídeo no YouTube sobre um assunto diferente para garantir que a sua  mente estará sempre se expandindo. O fracasso mais comum entre os criadores é se acomodar no sucesso atual. Por isso é importante que você se destaque e posicione para o crescimento de renda futuro sendo um eterno aprendiz.

Adaptação: na mesma linha, criadores muitas vezes encontram uma fórmula que funciona e a mantêm por tanto tempo que se tornam obsoletos. É como se eles ficassem acomodados naquele sucesso. Adaptar-se às mudanças algorítmicas e ao comportamento do consumidor é a melhor forma de manter a sua popularidade. Parece simples, mas pode ser uma das formas mais sofisticadas de criar relevância e expansão de renda duradouras.

Responsabilidade financeira: não vá bocejar, e espere, não vá embora — volte aqui agora mesmo! Se você começar a se dar bem, será imediatamente tentado a comprar um time de futebol, mas é melhor contratar um consultor financeiro e usar o método Shaq.

Contrate com sabedoria e, aos poucos, invista nos seus equipamentos de trabalho. Nada de apostar tudo em criptomoedas ou no time da vez. Esta é a única área onde você deve ser extremamente monótono. Lembre-se — Warren Buffett mora até hoje na casa em Omaha que ele comprou por US$31.000 anos atrás, e dirige um Cadillac de cinco anos. Quem é rico de verdade, é esperto. É muito fácil ficar deslumbrado e gastar dinheiro à toa. Pense como o Shaq. Às vezes, ser monótono é bom.

Você Será a Próxima Pessoa a Nadar em Mais Dinheiro?

Lembre-se daquele sentimento de que falamos lá  no começo. Aquela pontinha de inveja  pelos criadores que estão arrasando.

Agora você entende um pouco melhor a rota que eles seguiram?

Você está oficialmente no clube das pessoas que têm o roteiro para o crescimento de renda de influenciadores. E a melhor parte é que, mesmo que todos leiam isso hoje, apenas 1% realmente colocará essas dicas em prática — seja esse 1%.

Agora você conhece os veículos que pode usar para ganhar dinheiro (parcerias de marca, venda de produtos, financiamento pelos fãs, marketing de afiliados, newsletters), como se tornar atraente para patrocinadores (nicho, notoriedade, nuance) e como manter o dinheiro fluindo (pitching, networking, colaborações, aprendizado, adaptação, responsabilidade financeira).

A pergunta é — qual dessas combinações de sucesso você usará para ganhar dinheiro?

Você já votou!
O conteúdo deste blog foi preparado de forma independente e destina-se apenas a fins informativos. As opiniões expressas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a posição do ManyChat ou de qualquer outra parte. Os resultados individuais podem variar.